SERVIÇOS
Data Center
Iaas — Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço): Um modelo de nuvem onde a empresa contrata uma capacidade de hardware que corresponde a memória, armazenamento, processamento etc. Podem entrar nesse pacote de contratações os servidores, roteadores, racks, entre outros.
Em geral, tudo é fornecido por meio de um data center com servidores virtuais, em que você paga somente por aquilo que usar.
Por que utilizar a Iaas?
Podemos pensar que a grande vantagem dessa tarifa é a sua escalabilidade. Afinal, em um mês, você pode requerer alguns servidores virtuais onde armazenará poucos dados e terá pouco tráfego, enquanto pode pedir o dobro no próximo.
Dessa maneira, o mecanismo funciona como a contratação de um serviço de TV a cabo, sendo possível cancelá-lo, aumentá-lo ou diminui-lo a qualquer momento.
Quem deve usar? O uso do iaas é recomendado para pequenas e médias empresas que estão crescendo tão rapidamente que a infraestrutura não seria capaz de acompanhar, além daquelas que tenham demandas voláteis, como lojas virtuais.
No entanto, ele não é recomendado quando há um limite de desempenho ou restrições relativas à legislação do armazenamento ou terceirização dos dados.
Saas — Software as a Service (Software como Serviço) ONeste modelo de nuvem, você pode ter acesso ao software sem comprar a sua licença, utilizando-o a partir da Cloud Computing.
No entanto, também existem planos de pagamento nos quais é cobrada uma taxa fixa ou um valor que varia de acordo com o uso. Muitos crms ou erps trabalham no sistema saas.
Assim, o acesso a esses softwares é feito usando a internet. Os dados, contatos e demais informações podem ser acessados de qualquer dispositivo, dando mais mobilidade à equipe.
Falamos que qualquer um conhece o saas porque sites como o Facebook e o Twitter ou aplicativos como o Skype, onedrive, Google Docs e o Office 365 funcionam dessa maneira.
Neles, tudo é disponibilizado na nuvem, para que muitos usuários consigam ter acesso ao serviço pelo browser ou por um software — como no caso do Skype.
Por que utilizar o Saas?
Nesse último modelo de nuvem, há a grande vantagem da escalabilidade e da praticidade. Afinal, todos os processos relativos aos custos da compra do software e do servidor — além da implementação — são eliminados, visto que o serviço está disponível a um clique de distância.
Sendo assim, você só precisará testá-lo gratuitamente e — caso aprove-o — treinar os funcionários, que ainda terão a vantagem de poder trabalhar simultaneamente em um mesmo arquivo!
Quem deve usar? Por fim, o saas é bastante recomendado para:
Pequenas empresas, que não podem gastar com a compra de licenças;
trabalhos que durem apenas um curto período de tempo;
necessidades de acesso remoto aos aplicativos, como no caso de softwares de CRM ou de gestão de redes sociais.
Porém, ele não é muito bom para instituições que precisem de um processamento de dados rápido ou para aquelas que seguem normas de legislação contrárias à hospedagem de dados em ambiente externos.
Infraestrutura do Data Center A infraestrutura do datacenter é Tier III, feita para suportar manutenções concorrentes, onde é possível realizar manutenção num sistema de infraestrutura sem impacto aos ambientes de produção.
• Para que a infraestrutura elétrica que suporta o ambiente de produção funcione sem impacto à operação é desenhada da seguinte forma:
• Os equipamentos de TI que estão no ambiente de produção e os que suportam a infraestrutura do Data Center tem dupla alimentação distintas, assim não sofrerão desligamentos inesperados, garantindo redundância de energia e com isso a continuidade dos serviços.
• Redundância de internet o que garante maior conectividade e tolerância a falhas de conectividade;
• Redundância de Refrigeração permitindo manutenções programadas sem comprometer o ambiente além de garantir maior performance do ambiente;
• Ambiente vigiado 24×7 garantindo a segurança física dos equipamentos.
VAMOS CONVERSAR SOBRE DATA CENTER?
Preencha o formulario e fale direto com o CEO.
Podemos – e queremos – te ajudar com o que você precisa.